quarta-feira, 11 de abril de 2012

Problemas com certificado Digital no Windows 7 32bits e 64bits

1. Pré-requisitos

O funcionamento do cartão inteligente para que o usuário possa se autenticar com identidade digital nos sites que exigem esta funcionalidade ocorrerá mediante a instalação de :

· Drivers da Leitora do Cartão Inteligente;

Windows 7 – 32 bits:

http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/gerenciadores/safesign/32bits/SafeSign-Identity-Client-3.0.45-admin.exe

Windows 7 – 64 bits:

http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/gerenciadores/safesign/64bits/SafeSign-Identity-Client-x64-3.0.45-admin.exe

· Drivers do Cartão Inteligente;

No meu caso o cartão é da Caixa, então fiz o download na seguinte URL:

CHARISMATHICS_WIN_32.ZIP (05/04/2012)

Windows 7 – 32 bits:

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/ent_hist.asp?download=43532

Windows 7 – 64 bits:

CHARISMATHICS_WIN_64.ZIP (05/04/2012)

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/ent_hist.asp?download=43533

· Cadeia de certificados V2 da Caixa:

Certificado Digital da AC Raiz Brasileira v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/ICP-Brasil%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA - Pessoa Física v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA%20PF%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA - Pessoa Jurídica v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA%20PJ%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA-JUS v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA-JUS%20v2.cer


O grande problema no Windows 7, tanto de 32 bits quanto o de 64 bits é que instalar os certificados acima apenas clicando com o botão direito em cada um e clicar em instalar o certificado, ele não instala, apesar de informar que a importação obteve êxito.

Consegui resolver indo diretamente no Internet Explorer em Ferramentas\Opções de Internet\Conteúdo\, clicando no botão "Certificados" e após no botão "importar". Adicionei um a um, os cinco certificados baixados do site da caixa informados acima. Realizando esse procedimento, você pode conferir na aba "Autoridades Certificadoras Intermediárias", os certificados carregados. Após isso pode testar o acesso no site que exige o certificado digital, deve solicitar que digite o PIN, esse é o procedimento com funcionamento adequado.

Quando você entra em site que exige a certificação digital e dá o erro 403 do browser ou outro erro qualquer e não solicita o PIN é porque não foi carregado corretamento os certificados digitais da provedora de seu cartão inteligente.


11 comentários:

  1. Amigo, eu formatei meus pcs e reinstalei minha leitora Certisign - qualquer outro cartão que eu coloque na leitora funciona, menos o meu..tento importar a id digital (que não acho onde ela está) e não dá certo, importo o meu certificado e mesmo assim fica tudo em branco quando peço pra ver as ids digitais gravadas...estou no Windowa XP...no Win 7 nem consigo fazer funcionar cartão algum...tu pode me ajudar? meu e-mail: servicosburocraticos@hotmail.com.br

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou tendo o mesmo problema que o Ivan Voigt, vc conseguiu resolver o seu problema ? se conseguiu, como ?


      abraço

      Excluir
  2. Prezado Jean,

    Parabéns pelo tutorial, foi a única solução correta que encontrei.

    Obrigado,

    Joel
    Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  3. Boa noite; eu fui tentar entrar no site da caixa em conectividade social ICP mas não consigo justamente porquê em opções da internet/conteúdo/certificados na aba pessoal está tudo em branco. Consigo fazer várias outras tarefas com o certificado que tenho co cartão inteligente gemalto da caixa A3 mas agora o windows informa que não tenho certificado. Já entrei em contato com o suporte da Caixa mas nem eles souberam resolver nosso problema. Agora estou aqui de mãos atadas por problemas de algo que paguei para usufruir e não consigo. Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal,

    Problemas com Certificado Digital? Podemos ajudar.

    Certificado Digital AR CertBrasil – Rebouças

     Trabalhamos com todos tipos de certificados digitais disponíveis no mercado.
     Compre o certificado correto de acordo com a sua necessidade e utilização.
     Completo suporte nas instalações e no uso do certificado digital. Consultoria e atendimento técnico especializado.


    mayconlesko@certbrasil.com.br
    RUA CHILE Nº 2294 SALA 02 CURITIBA/PR
    ATENDIMENTO DE SEGUNDA À SÁBADO
    (41)3016-8181 OU (41) 9984-2263

    ResponderExcluir
  5. Perfeito !!

    Estava apanhando para configurar em uma maquina com Windows 7 64bits e com seu tutorial funcionou perfeitamente!!
    Uma dúvida apenas, quando instalo os softwares do cartão e da leitora ele cria um usuário novo no Windows isso é normal ?

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. nao consigo baixar meu certificado caixa, a tela fica so inicializando o que será me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  7. Estou com o mesmo problema do Erick!

    ResponderExcluir
  8. Na hora que clico no link para baixar o driver do certificado, aparece uma pagina com o seguinte erro:

    The page cannot be found

    The page you are looking for might have been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable.
    Please try the following:

    If you typed the page address in the Address bar, make sure that it is spelled correctly.
    Open the downloads.caixa.gov.br home page, and then look for links to the information you want.
    Click the Back button to try another link.
    HTTP 404 - File not found
    Internet Information Services

    Technical Information (for support personnel)

    More information:
    Microsoft Support

    Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Queria saber quando funciona perfeitamente este procedimento o certificado no meu caso e o smartcard da caixa A3 PJ ele vai instalar para a pasta pessoal invés da pasta outras pessoas?

    ResponderExcluir
  10. Obrigado com seu passo-a-passo resolvi o problema no meu cliente. Muito obrigado!

    ResponderExcluir