quarta-feira, 11 de abril de 2012

Problemas com certificado Digital no Windows 7 32bits e 64bits

1. Pré-requisitos

O funcionamento do cartão inteligente para que o usuário possa se autenticar com identidade digital nos sites que exigem esta funcionalidade ocorrerá mediante a instalação de :

· Drivers da Leitora do Cartão Inteligente;

Windows 7 – 32 bits:

http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/gerenciadores/safesign/32bits/SafeSign-Identity-Client-3.0.45-admin.exe

Windows 7 – 64 bits:

http://www.downloadcertisign.com.br/site/midias/gerenciadores/safesign/64bits/SafeSign-Identity-Client-x64-3.0.45-admin.exe

· Drivers do Cartão Inteligente;

No meu caso o cartão é da Caixa, então fiz o download na seguinte URL:

CHARISMATHICS_WIN_32.ZIP (05/04/2012)

Windows 7 – 32 bits:

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/ent_hist.asp?download=43532

Windows 7 – 64 bits:

CHARISMATHICS_WIN_64.ZIP (05/04/2012)

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/ent_hist.asp?download=43533

· Cadeia de certificados V2 da Caixa:

Certificado Digital da AC Raiz Brasileira v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/ICP-Brasil%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA - Pessoa Física v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA%20PF%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA - Pessoa Jurídica v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA%20PJ%20v2.cer

Certificado Digital da AC CAIXA-JUS v2

http://certificadodigital.caixa.gov.br/cer/AC%20CAIXA-JUS%20v2.cer


O grande problema no Windows 7, tanto de 32 bits quanto o de 64 bits é que instalar os certificados acima apenas clicando com o botão direito em cada um e clicar em instalar o certificado, ele não instala, apesar de informar que a importação obteve êxito.

Consegui resolver indo diretamente no Internet Explorer em Ferramentas\Opções de Internet\Conteúdo\, clicando no botão "Certificados" e após no botão "importar". Adicionei um a um, os cinco certificados baixados do site da caixa informados acima. Realizando esse procedimento, você pode conferir na aba "Autoridades Certificadoras Intermediárias", os certificados carregados. Após isso pode testar o acesso no site que exige o certificado digital, deve solicitar que digite o PIN, esse é o procedimento com funcionamento adequado.

Quando você entra em site que exige a certificação digital e dá o erro 403 do browser ou outro erro qualquer e não solicita o PIN é porque não foi carregado corretamento os certificados digitais da provedora de seu cartão inteligente.


7 comentários:

  1. Amigo, eu formatei meus pcs e reinstalei minha leitora Certisign - qualquer outro cartão que eu coloque na leitora funciona, menos o meu..tento importar a id digital (que não acho onde ela está) e não dá certo, importo o meu certificado e mesmo assim fica tudo em branco quando peço pra ver as ids digitais gravadas...estou no Windowa XP...no Win 7 nem consigo fazer funcionar cartão algum...tu pode me ajudar? meu e-mail: servicosburocraticos@hotmail.com.br

    Grato

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jean,

    Parabéns pelo tutorial, foi a única solução correta que encontrei.

    Obrigado,

    Joel
    Florianópolis/SC

    ResponderExcluir
  3. Boa noite; eu fui tentar entrar no site da caixa em conectividade social ICP mas não consigo justamente porquê em opções da internet/conteúdo/certificados na aba pessoal está tudo em branco. Consigo fazer várias outras tarefas com o certificado que tenho co cartão inteligente gemalto da caixa A3 mas agora o windows informa que não tenho certificado. Já entrei em contato com o suporte da Caixa mas nem eles souberam resolver nosso problema. Agora estou aqui de mãos atadas por problemas de algo que paguei para usufruir e não consigo. Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal,

    Problemas com Certificado Digital? Podemos ajudar.

    Certificado Digital AR CertBrasil – Rebouças

     Trabalhamos com todos tipos de certificados digitais disponíveis no mercado.
     Compre o certificado correto de acordo com a sua necessidade e utilização.
     Completo suporte nas instalações e no uso do certificado digital. Consultoria e atendimento técnico especializado.


    mayconlesko@certbrasil.com.br
    RUA CHILE Nº 2294 SALA 02 CURITIBA/PR
    ATENDIMENTO DE SEGUNDA À SÁBADO
    (41)3016-8181 OU (41) 9984-2263

    ResponderExcluir
  5. Perfeito !!

    Estava apanhando para configurar em uma maquina com Windows 7 64bits e com seu tutorial funcionou perfeitamente!!
    Uma dúvida apenas, quando instalo os softwares do cartão e da leitora ele cria um usuário novo no Windows isso é normal ?

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  6. nao consigo baixar meu certificado caixa, a tela fica so inicializando o que será me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  7. Estou com o mesmo problema do Erick!

    ResponderExcluir